segunda-feira, 22 de março de 2010

Para-brisa e tela de informações.

GM faz para-brisa virar tela com informações, feito com um matéria especial, vidro dianteiro pode indicar obstáculos no caminho e dar orientações.
Uma pesquisa da General Motors construiu um vidro frontal de carro que se assemelha a uma tela com informações relevantes. Obstáculos na estrada, animais na pista, a velocidade da via, radares, tudo aparece sinalizado nele. Em desenvolvimento pelo Grupo de Interface Homem Máquina da GM, em parceria com as universidade Carnegie Mellon e South California, o para-brisa com realidade aumentada (técnica que mistura objetos reais e virtuais) pretende ser mais um elemento de segurança nos automóveis.

O sistema usa dados de um sistema de sensores e câmeras para projetar, com laser, as informações sobre o caminho no vidro dianteiro. “Se você estiver dirigindo na neblina, poderá usar as câmeras infravermelho do veículo para identificar os limites da estrada e o laser poderia “pintar” esses limites no para-brisa ”, diz Thomas Seder, gerente do laboratório da GM. Além disso, a ideia é que uma integração com outros aparelhos possa indicar, no vidro, qual o melhor caminho a tomar para fugir do trânsito

A empresa informa à imprensa que a ideia do projeto é aliar este sistema a outros para baratear sua implantação nos veículos no futuro. Segundo Seder, um para-brisas com um sistema de navegação e câmeras com sensores para detectar objetos na pista combinado a um sistema de visão noturna poderá ser um item de segurança dos carros da GM em 2018.

Pablo Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BlogBlogs