quinta-feira, 11 de março de 2010

Empresas e redes sociais, sem dor de cabeça.

Para iniciar as atividades sobre marketing digital, posto pra você um artigo que escrevi há um tempo atrás que fala sobre as empresas e as redes sociais, para irmos nos familiarizando com as ferramentas mais utilizadas no marketig digital.


Empresas e redes sociais, sem dor de cabeça.

Tenho visto muitas empresas ávidas por entrarem nas redes sociais, profissionais achando que sabem tudo desse universo e enchendo as orelhas dos chefes para a criação de twitters, orkuts, facebooks e etc. Isso quando o profissional não resolve criar esses perfis por conta própria.

Meus caros, na verdade o barato demais sempre vai sair mais caro, quando se trata de rede social o maior patrimônio da sua empresa está exposto, a sua marca, às vezes o que você demorou anos para construir a viralização da internet leva horas para destruir.

Então você me pergunta, mas o que faço, fico fora? Digo, não, não fique fora, participe, mas participe de verdade, não adianta dezenas de perfis pra ninguém gerenciar ou qualquer um colocar o que acha interessante, tenha profissionais qualificados, preocupados com a gestão da marca e do relacionamento e principalmente responsáveis, como disse Immanuel Kant, "se não puder contar como fez, não faça", o profissional que cuidar de uma marca na rede deve ter isso em mente, na dúvida suba um degrau para a tomada de decisão ou aborte o plano.

Tenho visto profissionais que fazem uso de scripts para conseguir seguidores no twitter e me pergunto que tipo de cliente ou público relacional essa empresa quer? Aí corre o risco de seguir e ser seguido por exemplo pela @tuanesafada, ou @safadinha11, o @taradão2 ou a @vadia_safada.

Conheça empresas que estão utilizando bem essas ferramentas, faça benchmarking e utilize bem e com parcimônia, pode ter certeza que terá sucesso na rede.

E aí, vai continuar deixando o sobrinho tomar conta da sua marca online? Fazendo um sitezinho, um perfilzinho ou um bloguezinho?

Pense bem.

Pablo Souza é publicitário e analista web (search, analytics e redes sociais)

Pablo Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BlogBlogs