Com a sustentabilidade na moda, não faltam promoções “ecológicas”. Muitas estimulam os consumidores a comprarem mais para terem como recompensa um brinde “sustentável”, como ecobags ou camisetas de garrafa PET. O bônus, neste caso, compensa o lixo adicional e o efeito de estimular uma atitude consumista, um dos grandes problemas que contribui com a aceleração da destruição do nosso planeta?
Há pontos positivos nisso, diz Geraldo Aparecido Borin, coordenador do curso de gestão ambiental da PUC-SP. “É uma ação que ajuda a criar valores ambientais, gera um hábito e coloca no piloto automático a questão do consumo ambientalmente correto”, afirma. Mas será que consumir cada vez mais combina com essa postura em defesa da natureza? O blog separou algumas promoções do tipo para que você comente, opinando se essas ações de marketing compensam para o meio ambiente.
Em fevereiro de 2010, a “Liquidação Código Verde” distribuiu ecobags para quem gastava mais de R$ 150 a R$ 200 em 7 shoppings da rede Sonae Sierra Brasil, distribuídos em três estados do país.
Em dezembro de 2009, o Shopping Center 3 , em São Paulo, deu ecobags para os consumidores que gastassem mais de R$ 300 em lojas do estabelecimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário