quarta-feira, 24 de março de 2010

Estimular o consumo pode ser verde?

Com a sustentabilidade na moda, não faltam promoções “ecológicas”. Muitas estimulam os consumidores a comprarem mais para terem como recompensa um brinde “sustentável”, como ecobags ou camisetas de garrafa PET. O bônus, neste caso, compensa o lixo adicional e o efeito de estimular uma atitude consumista, um dos grandes problemas que contribui com a aceleração da destruição do nosso planeta?

Há pontos positivos nisso, diz Geraldo Aparecido Borin, coordenador do curso de gestão ambiental da PUC-SP. “É uma ação que ajuda a criar valores ambientais, gera um hábito e coloca no piloto automático a questão do consumo ambientalmente correto”, afirma. Mas será que consumir cada vez mais combina com essa postura em defesa da natureza? O blog separou algumas promoções do tipo para que você comente, opinando se essas ações de marketing compensam para o meio ambiente.

Ecobag pizza_Perdigão

Nesta promoção de 2009, o consumidor tinha de comprar três produtos Perdigão (entre pizzas e lasanhas) para ganhar uma ecobag, feita em algodão 100% orgânico (a empresa não mencionou o fornecedor).

camisapet_RS

Em dezembro de 2007, o Shopping Praia de Belas, em Porto Alegre (RS), deixou de lado o tradicional sorteio de carros durante o Natal para oferecer camisetas de material reciclável para cada sortudo que consumisse R$ 200 nas lojas do estabelecimento.

OSRAM

Para a promoção “EcoMascote OSRAM” , de 2009, quem comprasse um kit com três lâmpadas de baixo consumo levava um urso solar de pelúcia (nada ecológico) e concorria a uma centena de eletrodomésticos economizadores de energia.

juncao taeq_feita

De dezembro de 2008 a fevereiro de 2009, a Taeq lançou a promoção “Bem equilibrada, comprou ganhou”. Ao gastar de R$15 a R$70 com produtos da linha do Pão de Açúcar, o consumidor era presenteado com ecobags, econecessaries e utensílios de bambu para cozinha.

Código verde

Em fevereiro de 2010, a “Liquidação Código Verde” distribuiu ecobags para quem gastava mais de R$ 150 a R$ 200 em 7 shoppings da rede Sonae Sierra Brasil, distribuídos em três estados do país.

eco_center 3

Em dezembro de 2009, o Shopping Center 3 , em São Paulo, deu ecobags para os consumidores que gastassem mais de R$ 300 em lojas do estabelecimento.

Pablo Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BlogBlogs