domingo, 28 de março de 2010

Tecnisa a primeira no universo digital?


O título é uma pergunta e eu não tentarei responder, afinal, não estou aqui pra defender ou dizer que determinada marca é mais ou menos.
Porém, gostaria de destacar essa empresa que a cada dia se coloca como fonte inspiradora no que se refere ao marketing digital.
Do meu ponto de vista os investimentos da Tecnisa casam exatamente com aquilo que entendo que as empresas devam fazer ao se embrenharem por este universo. Acho que a cada inserção da Tecnisa ela quer reafirmar o seguinte: Estamos à frente, pensando antes, projetando e participando das mudanças. Utilizamos ferramentas de relacionamento e os negócios acontecem com naturalidade e não o inverso.
A internet pode ser um ponto de venda? Pode, nada impede, porém acredito nela como peça fundamental para estratégias de relacionamento.

Digo isso porque vejo muitas empresas dizendo que estão na rede, nas redes, com sites, com blogs e etc. Mas ter um perfil no twitter, ter um site, um blog, nada disso tem a ver com presença nesse universo.
Uma empresa que tem uma diretoria de web e relacionamento, gerente de redes sociais, que monitora a todo instante a sua marca, interage com aqueles que citam a marca, essa sim pode ser considerada presente.
Na quarta-feira passada o Aloureiro (ger. de redes sociais da Tecnisa) postou no Twitter um link para o preenchimento de um formulário para ganhar um par de ingressos para o Cinemark, em comemoração aos dois anos de Tecnisa no Twitter. Respondi e na sexta-feira o par de ingressos estava em casa, isso é presença.
Alguém compra apartamento pela internet? Sem ir lá conhecer? Alguém compra apartamento pelo IPhone? Não, claro que não. Mas as pessoas se relacionam, se identificam com a marca e a partir daí com certeza se lembrarão da próxima vez que precisarem de um imóvel e irão transacionar.
Parabéns à Tecnisa.

Um comentário:

  1. Valeu pelo Post Fábio, só pra constar e enriquecer seu conteúdo, gostariamos de acrescentar que tem gente que compra apartamento totalmente pela internet sim, sem nunca ir num estande de vendas. Isso acontece principalmente para vendas feitas para brasileiros residentes no exterior e investidores, que se preocupam mais com o potencial de valorização da região e com a solidez da empresa e menos com o apartamento em si.
    Aqui na Tecnisa consideramos uma venda como on-line quando ela é realizada por um de nossos corretores on-line. Esses corretores atendem exclusivamente cadastros vindos da internet. Ele não fica no estande e nem prospecta via correios. É claro que nada impede do cliente ir até o estande e conhecer o decorado mas o seu primeiro contato com a empresa veio de algum tipo de midia ou ação on-line. Assim como a venda pelo iphone, é claro que em nosso aplicativo não existe o botão "comprar um apartamento" mas tudo foi originado dalí inclusive a pesquisa pela melhor opção para o cliente.

    obrigado e mais uma vez parabéns pelo post.

    ResponderExcluir

BlogBlogs